Páginas

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Projeto consciência ambiental do operador jurídico



O Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental - GPDEA, por meio do projeto de pesquisa Consciência ambiental do operador jurídico, de responsabilidade da Profª Vanessa H. Caporlingua, está recebendo inscrições de acadêmicos interessados na pesquisa. São apenas 10 vagas para pesquisadores e duas para bolsistas.


Inscreva-se aqui mesmo deixando a sua justificativa para se tornar um pesquisador através de comentário!!!!
REUNIÃO DIA 26/05, 16H, FURG, sala 12a

9 comentários:

  1. Com a consciência ambiental podemos evitar as enchentes, terremos entre outros acontecimentos devido ao descuido do meio ambiente. Fazendo com que os cidadões tenham ciência da necessidade de cuidar do meio ambiente teremos um futuro melhor, saúde melhor entre tantas coisas mais, é só termos consciência e participarmos com a nossa parcela de contribuição para conservação da natureza. Gastaria de ganhar uma bolsa. Vanda

    ResponderExcluir
  2. Profª, eu quero me inscrever para participar do grupo de pesquisa e também me candidato à vaga de bolsista do projeto. Penso que as tarefas de pesquisador e de bolsista serão muito relevantes à complementação da minha vida acadêmica, tanto no aspecto curricular como de aprendizado. Além disso, o tema do grupo de pesquisa contribuiu definitivamente para que eu decidisse me inscrever, considerando a sua atualidade e a sua intenção conscientizadora.

    ResponderExcluir
  3. Cara Professora,
    Então, como já havia lhe dito em aula: quero fazer parte do grupo. Não só como pesquisadora, mas como bolsista. Visto que tenho como projeto pessoal publicar artigos, pois, além de ser de suma importância para a aprendizagem e contar para certos concursos públicos, gosto do tema. Principalmente no que tange a questão do magistrado (sua postura e a parte psicológica). Além disso, tenho disponibilidade de tempo, tanto para pesquisar quanto para ser bolsista.
    Ante a tudo isso, espero, ainda, que contribua para dar-me mais clareza acerca de um possível TCC.
    Era isso... Carolina

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas as palavras da Val...Também me interesso em participar do grupo e também me candidato a vaga de bolsista. Acredito que participar desse grupo será muito válido, já que me auxiliará numa de minhas metas dentro da própria faculdade: a pesquisa e a elaboração de artigos, algo que considero de extrema importancia dentro da vida academica, e que já vejo a efetiva necessidade de iniciar, até porque, a area docente é algo que muito me atrai.Sei que participar dessas atividades é algo que requer tempo e dedicação, mas isso, acredito que não me faltará... Além do mais, será muito interessante estudar, debater, trabalhar com um assunto tão novo, mas de extrema relevancia, um dos temas que caracterizam, digamos, essa nova faceta do Direito: o Direito Constitucional- Social- Humano...PATRÍCIA LIMA

    ResponderExcluir
  5. Professora Vanessa...

    Como já havia lhe colocado, gostaria muito de participar do seu grupo, uma vez que pretendo abraçar a carreira acadêmica pós minha graduação. Sendo assim a pesquisa se torna fundamental para minha tajetória. Falar de Direito Ambiental significa dizer que o Direto se volta cada vez mais para as questões atuais, e muito mais que evitar catástrofes é garantir que as futuras gerações também gozem do meio ambiente equilibrado como lhes é de direito. Candidato-me à bolsista onde me proponho a contribuir o máximo para o desenvolvimento das linhas de pesquisa e o máximo reconhecimento deste grupo que merece ganhar cada vez mais espaço na universidade e na comunidade em geral, uma vez que abordará um tema de interesse coletivo.
    Mauricio

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Professora,

    Reitero meu desejo de fazer parte do GPDEA e, em especial, de participar do projeto de Pesquisa proposto.

    Me interessei pela temática da “consciência ambiental do operador jurídico”, após assistir a sua palestra no auditório da Livraria Vanguarda e participar do debate que a sucedeu.

    Ainda que naquela ocasião tenham sido abordadas apenas as linhas gerais da matéria, ficou claro que trata-se de um tema inovador, cujos primeiros conceitos ainda estão em construção.

    Nas suas próprias palavras, a Educação Ambiental "é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos".

    Dessa forma, gostaria de participar de todo este processo, de estudar, debater e produzir idéias referentes à formação/modificação do pensamento do operador jurídico no que diz respeito à adequação ética do Direito - material e processual - aos interesses plurindividuais.

    E aliado a tudo isto, também tenho o desejo de participar de maneira efetiva e constante de uma pesquisa científica, de maneira a contribuir para minha formação juridíco-pessoal e, é claro, para o meu currículo, complementando as atividades que tenho desenvolvido nesses primeiros anos da faculdade, onde foquei meu “tempo livre” na prática de estágios na área da Advocacia Pública.

    Sendo assim, me candidato às vagas de pesquisador e, principalmente, às vagas de bolsista.

    :D

    Marcel Barros Marcos
    40285 - Turma C

    ResponderExcluir
  8. Meus queridos alunos. É com muita satisfação que leio o comentário de todos vocês, os quais demonstraram o interesse na pesquisa proposta. No entanto,gostaria de ressaltar que as bolsas não são remuneradas. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  9. Dr Vanessa, gsotaria de entrar em contato com o grupo de pesquisa.Se for possível, me envie o email do GPDEA, pois gostaria de comprar alguma publicação dessa limha de pesquisa desenvolvida.
    Cordialmente, Dayse Aguiar
    daysetex@yahoo.com.br
    33 32218439

    ResponderExcluir