Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011



- O que é o GPDEA:
O Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental - GPDEA, que possui certificação pela Furg e CNPQ, busca trabalhar e pesquisar a dimensão do Direito com ênfase na Educação Ambiental. Assim, a sua produção científica é voltada para a concepção de trabalho que articula o Direito, em suas diversas áreas, com os pressupostos da Educação Ambiental, manifestada por meio da publicação de obras de autoria individual ou conjunta, pela participação em eventos, projetos de pesquisa e de extensão, bem como pelo exercício da docência, dentre outras atividades relevantes.
Nesse sentido, o grupo possui como integrantes docentes e discentes graduandos e pós-graduandos da FURG, os quais se constituem agentes multiplicadores da pesquisa efetuada.
- Nossa linha de pesquisa e nossos objetivos:
A linha de pesquisa "consciência ambiental do operador jurídico" tem por objetivos principais: desenvolver estudos e reflexões com base em teóricos relevantes ao tema para reconstruir aportes efetivos perante a realidade socioambiental e jurídica; investigar os principais conflitos provenientes de questões ambientais e a forma como eles são tratados nos diversos setores da sociedade local, o que inclui a constatação do dano ambiental, sua recuperação bem como a prevenção ao dano.
- Nossos encontros:
Os encontros presenciais são semanais e ocorrem todas as segundas-feiras, às 16h, sala 5C, FURG. Ainda dialogamos de forma virtual na plataforma moodle. O início das atividades do GPDEA está previsto para o dia 21/03/2011.
- Como participar:
Serão disponibilizadas 10 vagas. Para participar é necessário ser aluno da FURG, ter disponibilidade de tempo para efetivar as atividades, e enviar currículo para o email gpdeafurg@yahoo.com.br até o dia 14/03/2011.

2 comentários:

  1. Não podia deixar de comentar neh?!

    Bom, o GPDEA é um grupo extremamente importante. Importante, pois nos torna mais críticos. Importante, pois possibilita a união da teoria com a prática. Enfim, importante, não somente por visar a pesquisa científica, mas enquanto instigador da reflexão. Livrando-nos de certos preconceitos e propiciando-nos a construção de idéias.


    Agradeço a oportunidade que tive ano passado, pois serviu de grande crescimento pessoal e acadêmico. Almejando sempre que de uma simples "cabeça-cheia",eu passe a ter uma "cabeça bem-feita", como bem ressalta Edgar Morin(autor estudado ano passado).
    Espero que o grupo só venha a crescer!

    Ass: Carolina Pellegrini (pesquisadora e bolsista do projeto)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Me inscrevi p/ particar do grupo de pesquisa direito e educação ambiental, gostaria de saber quando sai o resultado dos selecionados p/ participarem do grupo.

    Desde já obrigada!
    Um abraço,
    Luana Gonçalves dos Santos
    e-mail: lulis_goncalves@hotmail.com

    ResponderExcluir