Páginas

terça-feira, 23 de março de 2010


O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, na sua obra "Modernidade líquida" , nos conduz à reflexão sobre como perceber a realidade jurídica. Eis alguns trechos de sua brilhante contribuição:

Os fluidos se movem facilmente. Eles "fluem", "escorrem", "esvaem-se", "respingam", "transbordam", "vazam", "inundam", "borrifam", "pingam"; são "filtrados", "destilados"; diferentemente dos sólidos, não são facilmente contidos - contornam certos obstáculos, dissolvem outros e invadem ou inundam seu caminho. Do encontro com sólidos emergem intactos, enquanto os sólidos que encontraram, se permanecem sólidos, são alterados - ficam molhados ou encharcados. A extraordinária mobilidade dos fluidos é o que associa à idéia de "leveza". Há líquidos que, centímetro cúbico por centímetro cúbico, são mais pesados que muitos sólidos, mas ainda assim tendemos a vê-los como mais leves, menos "pesados" que qualquer sólido. Associamos "leveza" ou "ausência de peso" à mobilidade e à inconstância: sabemos pela prática que quanto mais leves viajamos, com maior facilidade e rapidez nos movemos
(p. 08). Os sólidos que estão para ser lançados no cadinho e os que estão derretendo neste momento, o momento da modernidade fluida, são os elos que entrelaçam as escolhas individuais em projetos e ações coletivas - os padrões de comunicação e coordenação entre as políticas de vida conduzidas individualmente, de um lado, e as ações políticas de coletividades humanas, de outro (p. 12).

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.


Comente a respeito fazendo uma reflexão jurídica.

terça-feira, 16 de março de 2010

O Fórum de Notícias realizado pelos estudantes do quarto ano do Curso de Direito da Furg, proporcionou não só a compreensão e atualização do conhecimento, mas incrementou o desenvolvimento da habilidade de falar em público e a escrita de forma crítica. Assim, o esforço empreendido constituiu o aprendizado acadêmico e sobretudo a convivência e integração entre pessoas que buscam um objetivo comum: o estudo do Direito Processual Civil.
Comente a respeito da sua participação no fórum e no que ela contribuiu para a formação pessoal.

segunda-feira, 1 de março de 2010



Parece que a volta às aulas faz parte do que conhecemos como a "vida continua", pois o período de contemplação acabou: dias de sol, noites de festas, chima na beira da praia...pois é... o ano inicia (em março) e com ele as novas e diversas oportunidades de escolhas.


Eis o grande desafio: o que é significativamente diferente para que nos leve a perceber que podemos mudar????
Bem-vindos ao retorno às atividades!